IEBSchool - La Escuela de los Negocios y los Emprendedores

Contenido destacado del mes

Marketing Digital, Google & Web Analytics

Sejam todos (as) muito bem vindos (as)! Quero começar esse blog falando um pouco sobre mim, quem sou, o que fiz da vida, com o que trabalho e porque decidi fazer este master em Marketing Digital. Meu nome é Juliana … [ leer más ]

Lo más leído

Marketing Digital, Google & Web Analytics

18 mayo, 2021, en Sin categoría por Juliana Rodrigues d´Avila

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Sejam todos (as) muito bem vindos (as)!

Quero começar esse blog falando um pouco sobre mim, quem sou, o que fiz da vida, com o que trabalho e porque decidi fazer este master em Marketing Digital.

Meu nome é Juliana Rodrigues d’Avila, tenho 31 anos e sou formada em Publicidade e Propaganda, com especializações nas áreas de vendas e administração de empresas e cursando, no momento, o Master em Marketing Digital e Web Analytics.

Trabalho como analista de marketing em uma empresa de engenharia – engenharia de avaliações – uma espécie de consultoria em muitas áreas da engenharia como: rural, urbana, maquinários, perícias, econômicos e estudos de urbanização das principais cidades do Brasil.

Há um ano e meio, todos os colaboradores da empresa estão trabalhando 100% home office, e por essa e outras questões mais pessoais, que decidi que o momento de fazer uma nova pós e principalmente uma na minha área de atuação, era agora!

Quando fiz minha graduação em Publicidade e Marketing, há 10 anos atrás, a única rede social que existia na época, com grande relevância de pessoas e influenciadores, era o Facebook (tínhamos ainda o Orkut, mas este já estava em total decadência) e ninguém falava de propaganda em WhatsApp e cia., então quando eu sai da faculdade sabia mexer em blogs e olhe lá…

Acontece que como tudo na vida, ou quase tudo, o mercado é dinâmico e veloz, então assim que sai da faculdade, outras mídias sociais estavam surgindo, cada uma a sua maneira, com suas peculiaridades e pra agradar um tipo de público (Twitter, Instagram, SnapChat, Youtube, LinkedIn e agora mais recentemente, TikTok), porém o que eu não podia imaginar,era que todas essas ferramentas que eu citei a pouco, teriam propagandas e que estas seriam pagas!

E o que o Google,do seu título tem a ver com isso tudo?! Bom, o Google, meus amigos e minhas amigas, não é apenas um mecanismo de busca, ele é uma das ferramentas mais importantes quando falamos de Web Analytics!

A primeira vez que ouvi falar de Google Ads/ Google Analytics, RD Station eram tantas siglas que eu parecia a Nazaré Tedesco tentando decifrar cada uma delas (esqueci de falar, mas sou uma noveleira de carteirinha, rs)!

3f1c8d34992539fccb56db7b8f57c4e5

Hoje já sei o que significa a maioria dessas siglas: SEO (Search Engine Optimization), SEM (Search Engine Marketing), CPC (Custo por Clique), CPM (Custo por Mil) e etc., mas usar e analisar corretamente os dados, ainda me deixam um pouco confusa.

Quando eu e meus diretores decidimos trabalhar com a essas ferramentas e o marketing digital, eu fiz vários cursos de curta duração sobre os temas, mas optamos por contratar uma agência de publicidade que entendessem bem do assunto, e confesso que foi uma mão na roda pra mim, me ajudaram demais ao longo de dois anos, até chegar a pandemia!

Com a pandemia tivemos que encerrar o contrato com a agência e eu precisei assumir essa nova demanda, sozinha, e procurar entender quais palavras-chaves tinham uma procura alta por um preço relativamente baixo? O que os nossos clientes queriam ver/ ouvir/ler? Quem é a nossa persona? Em quais redes sociais meu público está? Devo estar em todas ou apenas naquelas que temos mais relevância? Muitas perguntas dentro da minha cabeça para poucas respostas…

pexels-thisisengineering-3861969

No momento, a minha empresa está fazendo um novo site, com base nos critérios avaliados pelo Google, e por esse motivo (e também porque eu gosto de me manter atualizada sobre tudo, inclusive sobre a profissão), decidi fazer esse master, para quando o site ficar pronto, eu poder atualizá-lo também como um blog e passar todo o conhecimento aprendido na IEBS para a empresa.

E como você vai conseguir conciliar tudo Juliana?

Isso é uma questão de tempo… Tema de um outro post, aliás!

pexels-giallo-859895

Até Breve!

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos necesarios están marcados *

comentarios para esta entrada